O exercício da fala entre o conhecido e o insabido
GRUPO DE DISCUSSÃO CLÍNICA
Abordagem de aspectos práticos da clínica psicanalítica.
Datas
01/08 a 22/11
Dia
Segundas
Horário
14h às 15h
Local
Online
Valor
Cartão: 4xR$150
Boleto: R$600 (1x)
APRESENTAÇÃO E OBJETIVO
No desenvolvimento do pensamento e teoria de Jacques Lacan, a supervisão faz parte da formação do analista como indicação ética: um princípio e não uma regra. Por acreditarmos que a função da supervisão é facilitar o trabalho clínico do supervisionando ao invés de propor uma regulação da sua prática, convidamos os interessados a desenvolverem seus próprios estilos por meio do desdobramento entre o momento de sua trajetória e o que se deseja saber. Nesse sentido, propomos a formação de uma roda de discussão sobre questões que surgem na clínica dos participantes, tomando-as sempre a partir desta ética, a manutenção do desejo como horizonte da prática psicanalítica, a práxis da teoria. Temos então como objetivo discutir aspectos da clínica, seja um caso, uma sessão ou manejos referentes a pontos específicos, transformando um conhecimento sobre a psicanálise em saber psicanalítico.
Justificativa
“A teoria não é, como implica o nosso emprego do termo, a abstração da práxis, nem sua referência geral, nem o modelo daquilo que seria sua aplicação. Em seu surgimento, ela é a própria práxis” (sem. 8, p. 105).
A prática clínica é um eixo de compreensão fundamental da psicanálise. Durante a trajetória clínica, a experiência do atendimento é um dos principais eixos de compreensão e apreensão da própria atuação do psicanalista, que se confronta repetidamente com questões que parecem desafiar aquilo que conhece. De acordo com a proposta de Lacan, o espaço de supervisão não deve servir como a reprodução de um modelo de conhecimento, mas sim de transmissão, uma forma peculiar de manutenção da atualidade da teoria psicanalítica, que se mantém viva justamente pelo confronto criativo e rigoroso com sua prática. Desta forma, pretendemos criar um espaço coletivo para o debate desta prática.
Metodologia
Nossa proposta é organizar cada encontro a partir das questões trazidas pelos próprios participantes, que serão discutidas pelos mediadores e também pelo grupo. Vamos lidar com questões concernentes diretamente à clínica: a condução e o limite de entrevistas preliminares; a elaboração ou o problema do diagnóstico; o dinheiro como questão; as faltas na análise; elaboração sobre casos específicos…Enfim, trata-se de lidar com a prática da teoria psicanalítica.
Indicado para
- Psicanalistas
- Psicólogos de orientação psicanalítica
- Estudantes de psicologia que estejam realizando estágio
PROGRAMAÇÃO
Os encontros ocorrerão às segundas-feiras, às 14h. Cada encontro terá a duração de 1h. Os encontros serão iniciados em 01 de agosto.
FACILITADORA

Renata Granusso
Psicanalista
Com mestrado em educação e formação em história, filosofia e psicanálise, participa das atividades do Fórum do Campo Lacaniano-SP e integra a rede de psicanálise Inconsciente Real.”
FACILITADOR

Diego Ramos
Psicanalista
Com mestrado em educação e formação em história, filosofia e psicanálise, participa das atividades do Fórum do Campo Lacaniano-SP e integra a rede de psicanálise Inconsciente Real.”
ENCERRADO
Compartilhe:
Observações:
• A forma de pagamento é pelo PagSeguro. Você será redirecionado para uma página com o botão de pagamento.
• Após a inscrição pelo formulário acima, abra seu e-mail e verifique a sua caixa postal ou pasta de spam.
• Após a confirmação do pagamento, você será convidado a participar de um grupo do WhatsApp com os facilitadores para receber o link dos encontros, que serão realizados via Google Meet. Para participar via celular, é necessário baixar o app Google Meet.