Mulheres na Psicanálise: Sabina Spielrein

Sabina Spielrein: Uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo.

 

Sabina Nikolayevna Spielrein (18851942) foi uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo. Russa, de uma família de mercadores judeus, Sabina encontra a psicanálise durante sua internação em um hospital psiquiátrico. Diagnosticada com histeria, conhece o psicanalista Carl Jung com quem se envolve durante seu tratamento e acaba por tornar-se ajudante e aluna deste.

Após alta hospitalar, graduou-se em medicina e foi aceita como membro da Sociedade de Psicanálise de Viena em 1911. Sua tese de conclusão da universidade discutiu o caso de uma mulher esquizofrênica e faz uso da  psicanálise para extrair o significado oculto em suas falas aparentemente sem sentido. Foi a primeira  tese  psicanalítica  em  uma  universidade  e  a  segunda  publicação  de  uma  mulher  no Anuário de Psicanálise.

Além disso, considerada brilhante, suas produções teóricas contribuíram com as elaborações freudianas. 

Sabina retorna a Rússia onde é recebida muito bem devido a sua formação médica e psicanalítica e cria uma instituição para desenvolvimento de crianças. Infelizmente, em sua cidade natal em 1942, foi assassinada por soldados nazistas. Importante personagem da psicanálise e destacada por sua biografia pioneira e incomum, sua história foi tema de filmes e documentários.

 

Luanda Chamarelli

Psicanalista, psicóloga e mestre em psicologia pela UFF, membro da rede Inconsciente Real e do grupo de estudos “Sonhos”.

 

Fontes:

https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/15881/19641

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp